A história da educação em Vianópolis passa, obrigatoriamente, pelo antigo Ginásio “Armindo Gomes” (o Ge-a-Gê), criado na época eufórica da emancipação política do Município.
Pode-se dizer com propriedade que a história de Vianópolis está dividida em duas partes: uma, que vai do seu nascimento até a criação do G.A.G., abrangendo as épocas de lutas e conquistas e de auto-afirmação como cidade, em que as escolas eram raras e os poucos professores existentes não ostentavam alta qualificação; outra, que tem início com a implantação do G.A.G., possibilitando formação primorosa aos filhos dos cidadãos que acabavam de presenciar sua emancipação político-administrativa.
O Ginásio Armindo Gomes, foi fundado a pedido do primeiro prefeito vianopolino, João Batista Gomes. Na época, ao saber que o célebre educador, Felipe Thiago Gomes, estava fazendo um visita a Goiás, convidou-o para incluir Vianópolis e ele aceitou. Tendo chegado á noite da cidade de Goiânia, acompanhado do então prefeito e da Dra. Flori Gebrim, o prefeito e o professor Raimundo Acreano Rodrigues de Albuquerque, bateram de porta em porta, acordando os líderes locais, já que se passava das 23 horas, comunicando-lhes da reunião.
Após o encontro com várias personalidades, exatamente á 1 hora da manhã do dia 11 de dezembro de 1949, instalado à luz de lâmpada de Aladim, concretiza-se a criação desse Ginásio, para servir a mocidade vianopolina de ontem, de hoje e com certeza os de amanhã.
Recebeu esse nome como uma homenagem ao seu irmão Armindo Gomes, de quem gostava muito, e que deixou sua família com apenas 24 anos.
No período de sua fundação, ele ficou instalado na rua Felismino Viana, nº 50 onde funcionava o ensino primário, até que em abril de 1971 a escola mudou de endereço e também acrescentando a palavra estadual, passando a ser: Colégio Estadual “Armindo Gomes”, à rua Engenheiro Balduíno, nº 360.
Em 1997 foi realizado um concurso com a participação de todos os alunos para a escolha da bandeira. Após a análise dos desenhos foi escolhido, o da aluna Fernanda Garcia, complementado com a participação dos professores, dando-lhe ao seguinte significado:
- o branco: refere-se a paz;
- o amarelo: a sabedoria e o zelo;
- o azul: representa a primeira cor usada pelo GAG
- o livro: é a fonte de sabedoria que fará o aluno brilhar como uma estrela.
Nesse mesmo período foi elaborado pela professora Tereza Mendonça, o hino do Colégio com a música de Lázaro Lúcio.
Os educadores deste Colégio não se limitam ao educando apenas conteúdos de natureza intelectual, mas estão preocupados em proporcionar-lhes uma formação afetiva e social voltada para os valores e procedimentos dos alunos, buscando um vínculo com a família.
O Colégio Estadual Armindo Gomes tem seu prédio situado à rua Engenheiro Balduíno, nº 360, Centro, em Vianópolis, Goiás Código de Endereçamento Postal nº 75.260-000, telefone (062) 3335-2193, estando subordinado à Superintendência Regional de Educação de Silvânia.
O Colégio fica localizado no centro da cidade, de frente a praça principal, apresentando como ponto negativo o fato de estar ao lado de uma avenida de muito movimento, sendo que o barulho da rua atrapalha algumas salas de aula. A vizinhança da escola é tranqüila só havendo problema à noite, às vezes, quando carros com o som ligado muito alto perturbam o ambiente escolar.
A escola possui uma área de 2.792,37 m², assim distribuídos:
- Administrativo: 654,56 m²
- Recreação: 446,60 m²
- Área Livre: 1.691,21 m²
Dispõe a escola de água tratada fornecida pela SANEAGO, energia elétrica proveniente dos serviços da CELG e coleta de lixo realizada pela administração municipal. Não há serviço de esgoto sanitário, sendo utilizado ainda o sistema de fossa séptica.
Uma escola perfeita , para estudar , aonde começam os fracos e sai os fortes !
ResponderExcluirFico mais que orgulhosa em dizer que fiz parte do quadro de alunos desta Instituição de Ensino, que para mim foi, simplesmente, A MELHOR. E, o que sempre ficará gravado em meu coração será: "No teu seio Armindo Gomes fazendo acontecer, fazendo acontecer a riqueza do saber.... Minha escola és a vida, és caminho, integração...Nós te amamos oh escola com orgulho e tradição"... Faço minhas, as palavras de "Rafael Almeida": aonde começam os fracos e saem os fortes!!! Prof Miriane Maria Rodrigues - Letras -UFG/UC.
ResponderExcluir